Aula do dia 16/02/09

Como controlar o medo de falar em público
Como surge o medo de falar em público
Muitas pessoas procuram desenvolver sua expressão verbal com o objetivo de eliminar o medo de falar em público.
O medo apontado como maior inimigo do homem. Por Emílio Mira Y Lopes, um dos mais destacados estudiosos do comportamento humano, constitui o gigante negro, cujos tentáculos escravizam a vontade, limitam a criatividade, interrompem o desenvolvimento e o despertar da potencialidades. Nasce com o homem e abraça-o por toda vida. Todos nós estamos sujeitos às investidas desse fantasma que quase sempre é apenas resultado da fabulação do nosso espírito.
O homem possui na constituição de sua expressão verbal, mais ou menos desenvolvidos dois oradores normalmente diferenciados coexistindo dentro da mesma pessoa:
  • orador real;
  • orador imaginário.

O orador real é uma verdadeira imagem do comunicador composta dos defeitos naturais do ser humano, mas também das qualidades visíveis ou potencialmente prontas para serem aproveitadas. É o orador que aparece aos olhos da platéia que mesmo não se empolgando, às vezes, com a forma de se expressar, é capaz de ouvi-lo sempre até com relativo interesse.
O orador imaginário é a imagem que o comunicador pensa que transmite aos ouvintes. Durante a formação do homem, ele recebe toda sorte de pressões e acumula nas suas complexas entranhas os fracassos e dissabores que a vida oferece. Esses fatores, isolados ou interrelacionados, constroem uma imagem distorcida, imaginada dentro de um perfil psicológico tão concreto que parece verdadeira. Nasce aí a falta de confiança nas suas possibilidades de sucesso para se apresentar em auditórios.

- De nada adiantaria a alguém aprender todas as técnicas da boa expressão verbal, voz, vocabulário, postura, retórica e outros, se continuar pensando que ainda se expressa mal, baseado na convicção de que o orador imaginado existe realmente.

Não se iluda com a criação de qualidades inexistentes, pois isso levaria a acreditar num comportamento enganoso e irreal, mas ao analisar suas condições, descubra quais são os aspectos positivos da sua expressão verbal. Adquira confiança através desta avaliação e crie um retrato interior imaginado mais próximo daquele demonstrado pelo seu orador real. Consciente das suas qualidades já inexistentes e daquelas prestes a aflorar, você encontrará novo ânimo, encherá o espírito de esperança e tornará esta nova força interior a grande arma que o ajudará a combater o medo de falar em público. Não se trata de um milagre, é apenas a chance que cada ser humano precisa dar-se para romper a linha que o impede de acreditar em si próprios. Não estamos, ou melhor, não estou propondo uma solução mágica para resolver este drama que ataca o homem desde o seu aparecimento na terra. Tudo dependerá do seu esforço, da sua vontade e da sua determinação para encontrar a liberdade sonhada:

-Falar com desembaraço e sem inibições.

Quando a confiança começa a aparecer pelo conhecimento e consciência dos aspectos positivos da sua comunicação, as qualidades latentes encontraram caminho livre para o seu aperfeiçoamento e começaram adicionar gradativamente um reforço ao conjunto da sua expressão verbal. A experiência demonstra que, nessa fase, os defeitos e as falhas começam a desaparecer ou a perder importância, dando ao seu enfraquecimento e ao significativo robustecimento da personalidade. Nem sempre esse processo é rápido e simples. As vezes exige-se anos até que ocorra uma completa transformação, pois o orador imaginado foi construído dia-a-dia durante toda a vida e fixou-se de tal forma na mente, que é necessária até muita persistência para modificá-lo.

Livro sugerido para leitura pelo Prof. Joaquim Souza de Oliveira

Livro sugerido para leitura pelo Prof. Joaquim Souza de Oliveira
COMO FALAR CORRETAMENTE EM PÚBLICO. Autor: "Reinaldo Pólito" - Mestre em Ciências da Comunicação, Palestrante, Professor de Expressão Verbal e Escritor.