Trabalho em grupo: "Empresa - Questões específicas que não podem ficar fora de uma empresa."

Cinco grupos, onde cada qual será uma empresa, abordando questões essenciais dentro da mesma...
  1. FORMAÇÃO DOS GRUPOS EM SALA 11/03/09 - COLOCAÇÃO DOS TRABALHOS EM ORDEM E FINALIZAÇÃO DOS MESMOS.
  2. PRIMEIRA DATA DE ENTREGA 12/03/09 - TROCA DE TRABALHOS POR E-MAIL ENTRE TODOS OS GRUPOS.
  3. SEGUNDA DATA DE ENTREGA 16/03/09 - APRESENTAÇÃO DO TRABALHO EM SALA DE AULA (cada grupo formulará uma pergunta a respeito do tema específico do trabalho do outro).
  4. PRÓXIMA ETAPA - prova dissertativa de um dos temas apresentados, escolhido democraticamente.

Aula do dia 02/03/09


Oito recomendações para controlar o medo de falar em público

1. Quando o medo aparece encare-o normalmente;

Não, você não é o único que sente medo de falar em público. Os maiores oradores, embora não demonstrem ou até mesmo não confessem, de vez enquando são atacados pelos mesmos inimigos. Muitos deles mesmo declarando que não sentem receio de falar em público trem-se pelo empalidecer das faces, pelo tremor das mãos, pela movimentação desordenada das pernas e outros indicadores da presença do gigante negro. Portanto, não fique desesperado quando o medo aparecer. Ele é normal e com o tempo perderá a batalha para sua experiência e tranquilidade. Acredite muitas pessoas que hoje você admira enfrentaram as mesmas dificuldades.

2. Controle o seu nervosismo;

Ao se aproximar o momento de falar, seja em uma solenidade importante, diante de um auditório numerosos, seja em uma reunião social, diante de alguns amigos, não alimente a chama do nervosismo. Atitudes como fumar seguidamente, roer unhas, cruzar de maneira descontrolada, os braços e as pernas, andar sem rumo de um lado para o outro são condenáveis, farão você~e ficar mais tenso e aumentarão sua intranquilidade. Procure deixar seu corpo em posição descontraída, solte os braços e as pernas, não fume muito e respire profundamente. Se você estiver muito agitado, está descontração forçada poderá, no início, parecer um pouco desconfortável, mas quando pronunciar as primeiras palavras de forma mais tranquila e confiante, reconhecerá que seu pequeno esforço foi plenamente recompensado.

3. Tenha uma atitude correta;

Renomados psicólogos estudaram profundamente o significado dos gestos e hoje podemos conhecer com pequena márgem de erro o que as pessoas estão sentindo ou pretendendo, sem ouvir uma só palavra, isto é, apenas analisando a linguagem do corpo. Normalmente os nossos gestos são inconscientes, mas observados até por leigos neste campo da psicologia, podem transmitir o que se passa em nosso íntimo. Vigiar o comportamento do corpo é instruí-lo a não refletir os nossos receios, além de ser uma técnica correta de combatê-los. Ao caminhar para a tribuna, demonstre pela sua postura um comportamento seguro e confiante, faça-o sem hesitar. O auditório ficará interessado em ouvir um orador que demonstra a atitude de alguém equilibrado. Com o tempo, você estará tão acostumado a comandar seu corpo, que acabará agindo normalmente , adquirindo e transmitindo sua confiança.

Livro sugerido para leitura pelo Prof. Joaquim Souza de Oliveira

Livro sugerido para leitura pelo Prof. Joaquim Souza de Oliveira
COMO FALAR CORRETAMENTE EM PÚBLICO. Autor: "Reinaldo Pólito" - Mestre em Ciências da Comunicação, Palestrante, Professor de Expressão Verbal e Escritor.