Aula do dia 23/03/09

5- Antes de pensar como, saiba o que falar.
O orador preparou a sua palestra com todo cuidado, efetuou completa pesquisa nos livros, arquivos e anotações. Não esqueceu um detalhe. Ao revisar o trabalho, concluiu que ali não caberia uma vírgula sequer, nada mai poderia ser acrescentado. Porém, ao apresentá-lo diante do auditório, verificou que estava enganado, faltava algo em sua exposição. Enquanto falava, lembrou-se de um fato que ilustraria o assunto de forma mais simples e objetiva.
Quadros como este que descrevemos são muito comuns.
Quase sempre o orador complementa sua palestra com observações feitas do próprio ambiente de auditório.
Um simples gesto ou comentário dos ouvintes pode dar a quem fala a oportunidade de perceber aspectos que não poderia imaginar sozinho, afastado deste clima repleto de motivações.
Embora saiba, entretanto que estes fatos são frequentes não espere que a tribuna seja a sua única fonte de inspiração. Você controlará o medo de falar na frente das pessoas se souber exatamente o que vai dizer. Apresentar um assunto que não foi convenientemente preparado é o mesmo que andar por um campo minado, temendo a cada passo encontrar uma bomba.
Se ocorrerem novas idéias enquanto estiver falando, ótimo, transmita-as aos ouvintes. Agora, deixar de se preparar, esperando que elas apareçam diante da platéia, além de tirar sua tranquilidade, é um risco que ninguém deve correr.

Livro sugerido para leitura pelo Prof. Joaquim Souza de Oliveira

Livro sugerido para leitura pelo Prof. Joaquim Souza de Oliveira
COMO FALAR CORRETAMENTE EM PÚBLICO. Autor: "Reinaldo Pólito" - Mestre em Ciências da Comunicação, Palestrante, Professor de Expressão Verbal e Escritor.