Aula do dia 09/03/09

4. Não pinte o diabo mais feio do que ele é.

Um estudante preparava um trabalho que deveria ser apresentado na sua próxima aula. Depois de pesquisar todos os livros da sua biblioteca, não conseguiu encontrar alguns dados que confirmariam as afirmações que fizera ao desenvolver o tema. Lembrou-se, finalmente, que um colega possuía um livro que continha as informações procuradas. O problema estava resolvido.
Apressou-se a ir até a casa do colega pedir o livro emprestado. Enquanto se vestia , recordou um fato que o entristeceu e quase não o deixa sair.
Alguns meses atrás, este colega emprestara-lhe um livro para ler no final de semana e já na segunda-feira estava à sua porta pedindo a devolução do mesmo. Esta atitude, pensou, demonstra claramente que o "Querido" colega não gostava de emprestar. Mesmo assim, criou coragem e partiu em busca do empréstimo. Enquanto caminhava, previu algumas situações que o deixaram perturbado: O colega mal-humorado recusando o livro, acusando-o de negligente por ficar algumas horas a mais com a obra anterior.
Quase desistiu do empreendimento mas, se agisse assim, poderia ser reprovado por não apresentar o trabalho completo. Aborrecido, irritado, humilhado, chegou finalmente ao seu destino. Apertou a campainha e esperou que a porta se abrisse. Quando foi atendido, estava tão angustiado que não conseguiu controlar-se ergueu o braço a bradou: Não preciso da droga do seu livro, fique com ele e faça-lhe bom proveito!

Livro sugerido para leitura pelo Prof. Joaquim Souza de Oliveira

Livro sugerido para leitura pelo Prof. Joaquim Souza de Oliveira
COMO FALAR CORRETAMENTE EM PÚBLICO. Autor: "Reinaldo Pólito" - Mestre em Ciências da Comunicação, Palestrante, Professor de Expressão Verbal e Escritor.